Nosso Lema

“Satyât nâsti paro Dharma”

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A ESCOLA INICIÁTICA DE YESHUA BEN YOSEPH

Numa escola iniciática deve haver um Mestre e seus discípulos. Na Escola de Aprendizes do Evangelho, o Mestre é YESHUA, o Cristo. Os discípulos... poderemos ser nós, se vivenciarmos seus ensinamentos.
"Numa escola iniciática deve haver um Mestre e seus discípulos. Na Escola de Aprendizes do Evangelho, o Mestre é YESHUA ben YOSEPH, o Cristo. Os discípulos... poderemos ser nós, se vivenciarmos seus ensinamentos."

Mas o que é mesmo uma escola iniciática? 
Vejamos o a interessante explicação que nos traz o Jornal O TREVO, de JULHO/2009, publicação da Aliança Espírita Evangélica: 

 "... Um antigo professor ensinava que deveríamos responder a seis questões fundamentais para termos uma noção básica sobre qualquer assunto. Empregaremos esta técnica para tratar das escolas iniciáticas.

1 - O QUE É UMA ESCOLA INICIÁTICA?
Embora haja escolas de ensino profissionalizante, arte, engenharia, etc., o tipo de escola a que nos referimos não serve apenas para se aprender, mas também para que as pessoas mudem o seu NIVEL DE SER, tornem-se diferentes. Escolas iniciáticas são organizações para transmitir, a pessoas preparadas, o conhecimento oriundo de mentes superiores. Além dessa característica essencial, há o fato de que só pessoas com determinada preparação e grau de compreensão farão progresso numa verdadeira escola. Uma escola, embora possa estar aberta a todos, poucos se interessarão por ela. O estágio das escolas depende da preparação e do nível de ser dos seus alunos. Quanto mais elevado, maiores serão as exigências feitas aos adeptos. Mas, mesmo nas escolas com menos exigências, o começo do trabalho já exige certa preparação. Não podemos passar diretamente da nossa vida habitual para a escola. Mesmo que uma escola faça tudo que seja possível para dar algo a um homem, se este não souber como apreendê-lo, ele nada poderá conquistar. O homem sempre pensa que sabe. Ao entrar então em contato com uma escola iniciática, dá-se conta de que sabe muito menos do que pensa que sabe.

2 - POR QUE AS ESCOLAS INICIÁTICAS?
Há uma graduação infindável entre os Espíritos mais evoluídos, próximos do Criador, e a nossa escala humana. O conhecimento que vem de seres de mente superior só pode ser transmitido a um número muito limitado de pessoas simultaneamente. Sem observar uma série de condições definidas, o conhecimento não pode ser transmitido corretamente, sem distorções.

3 - PARA QUEM É A ESCOLA INICIÁTICA:
 A maioria das pessoas não julga que as escolas iniciáticas lhes são necessárias. Elas o são apenas aos que se deram conta de que o conhecimento reunido pela inteligência ordinária é insuficiente e sentiram que, sozinhos, com a sua própria tenacidade, não podem resolver os problemas que os rodeiam nem descobrir o caminho certo. A grande maioria está convicta de já possuir as condições necessárias à sua evolução espiritual, e não crê que seja preciso buscar o que acredita já possuir. Assim, seria contrariar o livre-arbítrio, impor escola a quem não a quer.

4 - COMO?
A transmissão do conhecimento exige esforços de quem o recebe e de quem o transmite. Para que isto ocorra, a escola iniciática torna possíveis tais esforços, de acordo com um plano elaborado há muito tempo. As escolas não podem ter nada arbitrário e improvisado. Mas podem ser de tipos diferentes, correspondentes a diferentes caminhos. A condição ideal de existência de uma escola é propiciar um desenvolvimento simultâneo do conhecimento (SABER) e da moral (SER). O desenvolvimento de um sem o correspondente desenvolvimento do outro acarreta resultados muito limitados, porque há poucas possibilidades de evoluir sem uma escola de iniciação.

5 - QUANDO?
Quando o ser se desilude dos apelos da materialidade e anseia por encontrar o que preencha seu vazio espiritual, se iniciar uma busca incessante, acontecerá o dito “PROCURA E ACHARÁS”; pois “QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PRONTO O MESTRE APARECE”. É necessário estar preparado para entender o início do processo, quando nos damos conta de nosso estado, e de que é necessária ajuda para mudar. Só podemos entrar em uma escola quando estamos preparados para perder (abrir mão de apelos da materialidade), porque a escola é também disciplina. Disciplina no sentido de fazer o que não queremos (isto é, nos contrariar), mas que nos é necessário Lembremos Paulo em Romanos 7:16 - “E, se faço o que não quero, reconheço que a lei é boa”. Embora com iguais oportunidades de ingressar em uma escola, alguns acumulam experiências e estão preparados para a mudança e outros não. Mesmo os que estão preparados, precisam de ajuda e têm que fazer grandes esforços.

6 - PARA ONDE LEVAM AS ESCOLAS INICIÁTICAS?
Uma escola iniciática pode ajudar os homens que estão cansados de ser prisioneiros da materialidade e ensinar-lhes como isso pode ser feito. Sem as escolas iniciáticas, as possibilidades de transformação do homem velho em homem novo praticamente inexistem."


 
FONTE: Geese - TREVO: JULHO/2009
1º texto para pré-estudo para o PEE-3 – INICIAÇÃO ESPÍRITA 

 ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA – Regional Minas Gerais 


Nenhum comentário:

Postar um comentário